Para que uma instituição de ensino superior funcione adequadamente é necessária a mobilização de seu corpo técnico administrativo, docente e discente em torno de uma estrutura organizacional que lhe permita atingir seus objetivos de maneira ordenada e de acordo com as diretrizes do sistema educacional no qual se insere.
Regimento e Regulamento das Fatecs
O Regimento Unificado e o Regulamento Geral dos Cursos de Graduação das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza são documentos de conhecimento fundamental para alunos, professores e funcionários, uma vez que são a base para definição dos procedimentos realizados na nossa unidade. Além desses, destaca-se o Regime Disciplinar das Fatecs.
O acesso aos três documentos pode ser feito a partir dos links a seguir.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um instrumento de planejamento e gestão que considera a missão do Centro Paula Souza, reunindo diretrizes que orientam os processos de gestão e de planejamento das Fatecs. No PDI estão definidos aspectos como a filosofia de trabalho, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas previstas para seu período de vigência.
De forma a atender as características organizacionais do Centro Paula Souza, o PDI é elaborado em parte pela Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu), órgão da Administração Central do Centro Paula Souza, e parte pela própria Fatec, considerando as particularidades locais da Unidade de Ensino.
Acesse e conheça o PDI da Fatec São Caetano do Sul do período 2022 a 2026.
A Congregação, conforme o Regimento Unificado das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, “é o órgão de supervisão do ensino, da pesquisa e da extensão de serviços à comunidade da Faculdade, obedecidas as diretrizes gerais da política educacional do Centro Paula Souza”.
Em atenção ao Regimento das Fatecs, a Congregação reúne-se ordinariamente a cada dois meses ou extraordinariamente, conforme a necessidade, para discutir e deliberar matérias de ordem institucional, no âmbito da Fatec São Caetano do Sul.
Atualmente, a Congregação é formada pelos seguintes representantes dos diversos segmentos da nossa comunidade acadêmica:
A Diretoria é o órgão executivo encarregado de dirigir e coordenar as atividades da Faculdade.
A Diretora da Fatec São Caetano do Sul é a Profa. Dra. Adriane Monteiro Fontana, Doutora em Engenharia pela Universidade de São Paulo com estágio na Universidade de Lund (Suécia), Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo e Engenheira Civil formada pela Universidade Federal de Santa Maria.
Seu currículo Lattes pode ser acessado aqui.
Órgão responsável pela direção e coordenação das atividades de suporte administrativo e operacional ao desenvolvimento do ensino e da pesquisa, promovendo, entre outras atividades, as medidas administrativas necessárias à defesa e preservação dos bens patrimoniais da Faculdade e organização da vida funcional do pessoal docente e de apoio técnico administrativo. A Diretoria de Serviços Administrativos é diretamente subordinada a Diretoria da Faculdade. É responsável pela Diretoria de Serviços Administrativos a Sra. Márcia Gorete da Silva.
Órgão responsável pela direção e coordenação das atividades da Secretaria de Registros Acadêmicos, promovendo, entre outras atividades, as medidas administrativas necessárias a realização dos registros acadêmicos e seus controles, a emissão de documentos, diplomas, certificados, atestados e outros relativos as atividades do ensino e da pesquisa. A Diretoria de Serviços Acadêmicos é diretamente subordinada a Diretoria da Faculdade. É responsável pela Secretaria Acadêmica a Profa. Paula Daniela da Silva Monciatti.
A Coordenação de Curso é uma fração da estrutura da Faculdade que possui atribuições relacionadas à coordenação e execução do projeto pedagógico do respectivo curso, organização administrativa, didático científica e de recursos humanos, desenvolvendo atividades relativas a promoção do curso e demais políticas institucionais, sobretudo para alunos e docentes, visando criar um ambiente propício ao aprendizado de qualidade. São responsáveis pela Coordenação os professores:
Atualmente, formam a CPA os seguintes representantes dos diversos segmentos de nossa comunidade acadêmica:
Como substitutos, respectivamente, em caso de falta eventual dos membros acima:
Atualmente, a CIPA tem a seguinte composição: