Os professores Claudemir Martins da Silva e Willians Monteiro da Silva, numa iniciativa conjunta com a Coordenação do Curso de Jogos Digitais, organizaram concursos e premiaram os alunos com os melhores trabalhos desenvolvidos ao longo de suas disciplinas nesse primeiro semestre de 2025.
Na disciplina Computação Gráfica em Jogos Digitais I (1º semestre), o Prof. Willians organizou o concurso Challenge 2D, no qual os alunos deveriam criar uma releitura de uma imagem de referência feita a lápis, usando ferramentas digitais de vetorização e técnicas estudadas ao longo das aulas. A imagem de referência foi um herói baseado no mascote da Unidade, o FateCat.
Os prêmios foram um troféu de reconhecimento e um grande boneco 3D de pose, muito utilizado na área da disciplina, para o primeiro colocado, um quadro impresso pixel art em 3D de um famoso personagem do jogo indie Hollow Knight para o segundo colocado e um quadro impresso pixel art 3D do personagem MegaMan para o terceiro colocado. A avaliação dos trabalhos foi feita nas últimas aulas do semestre. Confira abaixo os três melhores trabalhos do concurso.


1º lugar, por Lydia Vitorino Gomes de Sá

2º lugar, por Caio Hideki Furushima

3º lugar, por Gabriel Antunes de Souza

Da esquerda para a direita,
o aluno Heitor Nakamura, que doou o boneco de pose
e os quadros 3D, o Prof. Willians e os
alunos Caio, Gabriel e Lydia, na premiação do concurso.

A turma presente no dia da premiação do concurso.
Já na disciplina Computação Gráfica em Jogos Digitais II (2º semestre), o concurso organizado pelo Prof. Willians foi o Challenge 3D, no qual os alunos deveriam modelar um objeto ou personagem 3D de sua escolha utilizando ferramentas e técnicas estudadas em aula, exportando o modelo para um formato compatível com o software Pepakura (PaperCraft), imprimir, recortar e montar.

Aqui tivemos, em primeiro lugar, o trabalho Dragão, feito por Pierre Santos Sousa (à esq.), que recebeu uma estátua (figure action) do personagem Alphonse da animação Fullmetal Alchemist e um troféu de reconhecimento com simbologias da área.

Na segunda colocação ficou o trabalho O Robô, criado por Jaime Estevam Santos de Queiroz (à esq.), que recebeu como prêmio um minigame de oito bits com 500 jogos. À direita na foto, o Prof. Willians.

E em terceiro lugar ficou classificado o trabalho Dado de RPG, criação de Blue Sartori Pena (à esq.), que teve como premiação um pequeno quebra cabeças de um boneco de pose reutilizável.
Organizado pelo Prof. Claudemir, na disciplina de Animação e Som em Jogos Digitais (3º semestre), o concurso envolveu a criação de diversas peças de animação 2D e 3D, bem como efeitos sonoros, músicas, dublagem e narração. A seguir, a mensagem do Prof. Claudemir aos seus alunos.
Querida turma,
Chegamos ao fim de mais um semestre — e que jornada foi essa!
Se a vida fosse um jogo, este seria um daqueles estágios com múltiplos desafios, side quests inesperadas, algumas telas travando… mas também repleto de evolução, trabalho em equipe, conquistas épicas e muito, muito aprendizado.
Na disciplina de Animação e Som, vocês mostraram que não se trata apenas de mover personagens na tela ou encaixar efeitos sonoros bonitinhos. Vocês colocaram emoção em cada frame, alma em cada onda sonora e identidade em cada projeto. Vocês criaram vida e sentido.
Vocês foram mais do que uma turma: formaram um grupo de desenvolvimento completo, com talentos diversos que, juntos, criaram um jogo memorável — daqueles que a gente não esquece.
Gostaria muito de parabenizar todos que mergulharam de cabeça no Concurso AnimaSound. Foram diversos exercícios que englobaram animação (2D e 3D), além da produção e aplicação de sons como: efeitos sonoros, trilhas, dublagem e narração. Sem respiro (risos). Definitivamente, todos foram incríveis, e espero que a experiência tenha contribuído para o crescimento pessoal e profissional de cada um.
Mas, como em todo bom jogo, sempre há aqueles que se destacam dentro do coletivo…
Sem mais delongas, os destaques do semestre são:
1º Lugar – Rodrigo Hehn Lima, o incrível – Sempre surpreendendo com sua habilidade de virar o jogo.
2º Lugar – Gustavo Tetsuya Nagayama, o atencioso – Percebe os detalhes que fazem toda a diferença no resultado final.
3º Lugar – Maurício Sanchez Spina, o esforçado – Sempre no caminho da evolução, mesmo nas fases difíceis.
Desejo sucesso, saúde e inspiração a todos nos próximos semestres.
E lembrem-se: a jornada é longa, mas com coragem no coração, criatividade na mente e trabalho em equipe no inventário, vocês já têm tudo para vencer.
Com orgulho, respeito e admiração,
Professor Claudemir